4.2.08

Filho de peixe?

Me lembro agora da Luzia me dizendo que meu espírito maternal era minha força e minha fraqueza, e que isso era tão claro aos outros que as pessoas, mesmo que inconscientemente, se aproveitavam de mim e me manipulavam descaradamente. E daí essas palavras martelam na minha cabeça e eu me sinto uma completa idiota.
De vez em quando penso que quando reclamo do espírito machista da minha mãe, posso estar me fazendo de vítima. E nesses dias conversava com meus irmãos, que confirmavam isso: minha mãe me explorou tanto me fazendo acreditar que eu devia aceitar o destino por ser mulher, que se eu acreditasse nisso talvez estivesse com 6 filhos grudados na minha saia, pesando 6 vezes o meu peso e, pior, estaria feliz e conformada com isso. Em contrapartida, mimou tanto aos meus irmãos que eles não conseguem andar com as próprias pernas. Mesmo ouvindo isso da boca do meu irmão mais velho, ainda acho que estou sendo injusta por pensar assim, e que talvez esteja mendigando atenção.
Mas daí vejo que fiz um empréstimo bancário que foi para o ralo em 2 dias, para que somente eu me doesse com isso. Tentei ficar brava com o caçula, mas não consigo. A culpa, mesmo, é daquela mulher que amo MAS que me machuca por não enxergar que estraga a própria cria. Enquanto minha irmã e melhor amiga senta do meu lado e diz 'é foda, você não deveria se importar e nem se esforçar mais', o caçula vê um filme e minha mãe conversa e ri ao lado. Como se nada tivesse acontecido. Na verdade, nada diferente aconteceu: é isso que me emputece.
É foda.

Nenhum comentário: